Gregários no Ciclismo Feminino Amador: Estratégia ou Injustiça?
A prática de gregários em provas amadoras de ciclismo feminino reacende o debate sobre fair play e ética no esporte.
O uso de gregários em provas amadoras de ciclismo feminino gera intenso debate. Especialistas discutem se é estratégia legítima ou uma vantagem injusta que desequilibra a competição. A prática foi visível no Giro d'Italia Ride Like a Pro, mesmo com proibição, reacendendo a discussão sobre as regras do esporte.
O universo do ciclismo amador feminino tem sido palco de um debate acalorado: o uso de gregários em provas. No programa "Na Roda do Stemma", a apresentadora Gisele Gasparotto recebeu as ciclistas Ana Lídia Borba, Ana Paula Polegatch e Lívia Leozzi para uma conversa franca sobre este tema complexo. As atletas, referências no esporte, mergulharam na polêmica, questionando onde termina a estratégia e começa a vantagem injusta, especialmente após o recente Giro d'Italia Ride Like a Pro, que presenciou a prática mesmo com a proibição no regulamento.
Gregário vs. Vácuo: Uma Distinção Crucial e a Realidade das "Duplas Mistas"
Ana Lídia Borba prontamente esclareceu a diferença fundamental: andar no vácuo é uma prática comum e desejada no ciclismo de estrada, onde atletas se beneficiam da aerodinâmica do pelotão. O gregário, por outro lado, é uma assistência pré-determinada e premeditada. "É você levar uma pessoa que vai trabalhar para você", explica. Isso inclui ditar ritmo, proteger do vento, entregar água e alimentação, carregar itens como caramanholas ou câmaras de ar, planejar a estratégia da prova e até buscar atletas em fugas.
A discussão se intensifica quando mulheres ciclistas utilizam gregários homens. Ana Paula Polegatch e Lívia Leozzi concordam que, nesse cenário, a competição feminina se transforma em uma "dupla mista", desequilibrando as condições. "Não tem nem comparação a força de um homem com a força de uma mulher. Por isso que já tem categoria separada", ressalta Ana Paula. Lívia acrescenta que a corrida se torna "engessada", pois as atletas se veem obrigadas a seguir o que a adversária com gregário está fazendo, perdendo a chance de aplicar estratégias individuais.
O Dilema do Regulamento: O Caso do Giro d'Italia Ride Like a Pro
A edição deste ano do Giro d'Italia Ride Like a Pro colocou o tema em evidência de forma contundente. Apesar de o regulamento proibir explicitamente o uso de pacers/gregários, a prática foi largamente ignorada. Gisele e as convidadas expressaram indignação, com relatos de gregários "parados na árvore esperando a largada feminina" e burlas claras às regras. "Não estávamos falando de 'o que não está proibido, está permitido'. Estava proibido e mesmo assim usaram", pontuou Ana Paula.
Para Ana Lídia, quando há uma regra clara, ignorá-la é um desrespeito ao esporte e às demais competidoras. Ela critica a falta de fiscalização e punição por parte da organização, que ao não agir, enfraquece o próprio regulamento. As atletas salientam que a inércia da organização demonstra que ela própria não leva a sério suas próprias regras, mesmo havendo provas e recursos para a aplicação.
Impacto na Performance, Autonomia e o "Machismo Cultural"
O uso de gregários pode roubar das ciclistas a chance de desenvolver habilidades cruciais como leitura de prova, tomada de decisões táticas, e o desenvolvimento de suas próprias forças em diferentes terrenos. Ana Paula compartilha experiências onde precisou parar por conta de uma garrafa caída, enquanto uma atleta com gregário teria essa preocupação assumida por outro. Ela destaca a disparidade: "Uma coisa é eu atacar e dar tudo aqui sabendo que terei uma roda [masculina]. Então eu só preciso desgarrar do feminino, que vai ter um homem ali para me levar sozinha até a chegada. Outra coisa é eu errar uma estratégia, quebrá-la na frente e alguém que sobrou me passa e ganha a corrida."
A busca por um "resultado a qualquer custo" foi criticada. "Todo mundo só quer o resultado. Não interessa como você chegou lá, o que interessa é a foto do pódio", lamentou Ana Paula, percebendo uma perda da moral do esporte. Ana Lídia confessou ter usado um gregário em uma ocasião e se arrependeu, sentindo que não havia conquistado a vitória por si mesma, especialmente contrariando sua mensagem de independência e autossuficiência feminina.
As convidadas também abordaram o "machismo cultural" que por vezes permeia o ambiente esportivo, com homens estimulando rivalidades entre as mulheres. Gisele Gasparotto questionou por que a "picuinha" acontece na prova feminina e não na masculina. Elas reforçam a importância de mulheres treinarem e competirem juntas, criando alianças e estratégias que enriquecem a experiência, como as parcerias de Ana Paula com Lídia ou Ju Cipriano em outras provas. A sugestão é clara: se for para ter gregário, que seja uma mulher da mesma categoria, como forma de fomentar o esporte feminino.
Soluções e um Chamado à Reflexão para o Futuro do Ciclismo Feminino
Entre as soluções propostas, a ideia de largadas separadas para mulheres (com 15 a 20 minutos de antecedência) foi levantada como uma forma eficaz de mitigar o problema, pois um homem dificilmente abriria mão da própria prova para esperar um pelotão feminino. Ana Lídia também citou o conceito de "Race Angel" do Ironman, onde atletas podem ter apoio, mas abrem mão da classificação e pódio, ideal para iniciantes que buscam apenas concluir a prova com segurança. Similarmente, o Bike Series oferece a categoria "Desafio Pessoal" sem chip, para quem busca a diversão sem a pressão da competição.
No encerramento, as ciclistas concordaram que a prática de usar gregários é predominantemente uma questão cultural e de injustiça. Elas incentivam as mulheres a confiarem em seu potencial, a aprenderem a atacar, descer e fazer força sozinhas. "Muitas de vocês [...] podem ganhar uma prova sozinha. E vai ser muito mais gostoso," conclui Ana Lídia. A reflexão final é sobre o verdadeiro propósito do esporte: superar-se e buscar a própria evolução, em um ambiente de fair play e respeito.
A conversa no "Na Roda do Stemma" serve como um poderoso lembrete para a comunidade do ciclismo, especialmente no Brasil, para reavaliar o que verdadeiramente define a competição justa e a ética esportiva. Ao abraçar a autonomia e o apoio mútuo, as mulheres no ciclismo amador podem verdadeiramente inspirar, não apenas vencendo, mas competindo com integridade, paixão e cultivando um ambiente onde todas se sintam valorizadas e capazes.